Stefan Horochovec
Possuo 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções web. Nos últimos 10 anos tenho atuado como Arquiteto de Soluções auxiliando empresas a desenvolver projetos para nuvem com um grande foco em Java EE como tecnologia voltada ao backend, Angular e React voltada ao frontend e Flutter voltado ao desenvolvimento móvel. Com relação a plataformas na nuvem, atuo com projetos consumindo serviços da AWS, Azure, e GCP.

AIR — Criando uma aplicação com atualização automática — Parte I

Ola pessoal,

Esse e os próximos dois posts no meu blog irei abordar um assunto que considero bastante interessante e que a Adobe teve um cuidado todo especial quando projetou essa atualização no SDK 1.5 do AIR, que foi a API para uma auto-atualização de sua aplicação. Esse artigo será divido em três partes. Os códigos fontes dos dois projetos utilizados estão disponíveis para download..

O post foi dividido em três partes devido a seu tamanho, seria muito extenso tudo em um unico.

Espero que aproveitem 😉

Hoje é possível que você configure sua aplicação para que ela procure no servidor se existe uma atualização disponível e caso exista, se você quer fazer o download e atualizar sua aplicação. Ainda é possível que você possa informar ao usuário do sistema, quais seriam os motivos para a atualização da aplicação. Tudo isso, através de poucas linhas de codificação e apenas um arquivo XML em seu servidor.

Para ilustrar essa situação, vamos criar uma aplicação que irá ler um feed do site da iMasters. A primeira versão da aplicação será responsável por ler apenas um dos feeds, e a sua atualização, poderá ter mais opções de leitura.

Vou iniciar o artigo, partindo do principio que você já saiba criar um projeto no FlexBuilder para AIR. Essa aplicação tem alguns detalhes interessantes. O primeiro deles é que ela terá seu background transparente, ou seja, você tem a impressão que a aplicação está rodando como um gadget, outra grande inovação que a Adobe trouxe para o AIR.

Eu criei um projeto chamado AIRAutoUpdate e o FlexBuilder criou a estrutura abaixo:

imagem01

Bom, para quem não conhece a estrutura do AIR, o arquivo AIRAutoUpdate-app.xml é responsável por definir diversas informações ao compilador. O FlexBuilder adiciona um arquivo bem extenso quando você cria um projeto, iremos substituir o arquivo que ele criou por uma versão mais simples, contendo apenas aquilo que for relevante para esse tutorial, conforme informado abaixo:

AIRAutoUpdate
1.0
AIRAutoUpdate
AIRAutoUpdate - Tutorial
Horochovec/AIR/AIRAutoUpdate
Horochovec/AIR/AIRAutoUpdate
Exemplo de app que faz sua atualização automática
Stefan Horochovec (stefan@horochovec.com.br)

AIRAutoUpdate
AIRAutoUpdate.swf
none
true
true
true
false
false

Esse artigo não tem como objetivo descrever todas as informações que foram atribuídas ao XML, porem, algumas ressalvas serão feitas aos atributos que são base para esse artigo.

  1. <version></version> Utilizado para definir qual a versão da aplicação atualmente, é usado para fazer verificações de versão para atualização.
  2. <systemChrome>none</systemChrome> Definição do tipo do System Chrome, essa opção tem valor default “standard”, porem, para criar uma aplicação com fundo transparente, deve-se atribuir o valor “none”.
  3. <transparent>true</transparent> Definição se a janela deverá ser transparente, é apenas aplicável quando systemChrome for do tipo none.
  4. <visible>true</visible> Define se a janela deverá se iniciar como visível, como o valor default é false, passamos para true.

Assim, dessa forma o compilador irá receber as informações necessárias a nível de definição da aplicação para que o seu background fique transparente.

Terminamos assim, a primeira parte do artigo, até a proxima.

Share

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *