Stefan Horochovec
Possuo 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções web. Nos últimos 10 anos tenho atuado como Arquiteto de Soluções auxiliando empresas a desenvolver projetos para nuvem com um grande foco em Java EE como tecnologia voltada ao backend, Angular e React voltada ao frontend e Flutter voltado ao desenvolvimento móvel. Com relação a plataformas na nuvem, atuo com projetos consumindo serviços da AWS, Azure, e GCP.

Atualizando seu Android Milestone para a ROM MIUI BR

Olá pessoal,

Que tal mudar radicalmente seu Android? Hoje eu instalei a ROM Android MIUI BR em meu Motorola Milestone. Fiz a instalação na curiosidade de ver uma grande customização, já que a grande maioria das ROMs disponíveis atualizam as versões, mas a concepção do Android é mantida. Já os chineses que estão por traz da MIUI não, eles simplesmente mudaram MUITO a UI do Android. A base da mudança foi buscar uma semelhança grande com o iOS. Particularmente não achei isso muito bacana, mas o trabalho foi muito bem feito e vale um post.

Bom, primeiramente quero deixar claro que eu não testei essa ROM em nenhum outro aparelho, apenas em meu Motorola Milestone, mas segundo o site americano da ROM, diversos aparelhos já podem testar a versão beta da ROM.

O processo de atualização é bastante simples, mas será necessário baixar uma série de softwares para isso. Vale lembrar que esse processo pode estragar seu celular, portanto, faça por sua conta e risco, não dou garantia que irá ocorrer tudo bem. Caso algo de errado, provavelmente seu celular terá que ser enviado para a Motorola, portanto, tenha certeza que a bateria do seu celular está bem carregada, uma falta de energia no meio do processo seria catastrófico.

Vale lembrar que, os aplicativos terão que ser re-instalados, pois basicamente o processo consiste em você formatar seu celular e instalar tudo novamente.

Mão a obra, primeiro, faça o download dos softwares abaixo:

1º Passo
Instale os drivers USB caso ainda não tenha instalado os mesmos em seu computador;

2º Passo
Instale o RSD Lite

3º Passo
Descompacte o Open Recovery. Copie a pasta OpenRecovery que será criada na descompactação para a raiz do cartão de memória. Repita a operação para o arquivo update.zip que também foi descompactado no arquivo anterior.

4º Passo
Copie para a pasta /OpenRecovery/updates/ os arquivos que você baixou da MUIU ROM Chinesa e Tradução da MIUI (miuibrasil_Milestone-2.3.4a_deodexed.zip e TRAD_1C_MIUI-Bra-Milestone_2.3.4a.0.zip)

Nesse momento, temos uma diferença na instalação. Você já instalou alguma vez uma outra ROM customizada a partir da versão 2.2.1 do Android (Shadowmodbr, Cyanogem, etc) ? Se sim, vá para a segunda etapa. Caso contrário, faça a primeira também.

Primeira Etapa (Essa etapa é um pouco complicada para marinheiros de primeira viagem. Tenha calma, qualquer dúvida, envie no contato abaixo do post. Um erro aqui será crucial para o seu processo)

  • Desligue seu celular;
  • Descompacte o arquivo SBF Milestone em algum local em seu computador;
  • Pressione o botão de reduzir o volume e o botão de tirar a foto em sua câmera, mantenha-os pressionados enquanto o smartphone é ligado;
  • Ao invés de abrir uma tela com a logomarca do Android que você está acostumado, deve ter surgido uma tela escrita BootLoader e alguns números. Caso seja esse o resultado, ligue o celular em seu computador com os cabos USB, caso contrário, repira a operação.
  • Quando conectar os cabos, o seu computador irá se preparar para a comunicação com o dispotivo, aguarde;
  • Abra o RSD Lite, aguarde uns instantes para que o seu dispositivo apareça na lista de aparelhos;
  • Depois de aparecer na lista, selecione seu aparelho e no ícone “Procurar”, selecione o arquivo da SBF Milestone, e pressione o start. Após isso, você deverá aguardar a instalação da SBF. Nesse período seu celular irá estar fora do ar e ele irá se reiniciar diversas vezes.
  • Quando finalizar, o telefone irá se reiniciar e irá travar o logo da Motorola, nesse momento, desligue e ligue seu aparelho novamente.
  • Fim da primeira etapa;

Segunda Etapa (Instalação da MIUI BR)

  • Ligue seu dispositivo pressionando o botão X do teclado ou o botão da câmera. Sim, depende de cada modelo, dá para entender?
  • Quando o aparelho estiver ligando, irá aparecer um triangulo vermelho, muito semelhante a um triangulo de avisos no trânsito. Feito isso, aperte simultaneamente os botões de aumentar o volume e o da câmera junto;
  • Selecione a opção: “apply sdcard:update.zip”;
  • Selecione a opção: Limpar cache partition;
  • Selecione a opção: Limpar Data / Factory Reset (Na próxima tela, selecione a opção SIM);
  • Selecione: Aplicar Atualizações;
  • Selecione o arquivo: miuibrasil_Milestone-2.3.4a_deodexed.zip ;
  • Selecione o arquivo: TRAD_1C_MIUI-Bra-Milestone_2.3.4a.0.zip;
  • Selecione: Voltar;
  • Selecione: Reiniciar;

Se tudo correr bem, seu celular estará com a MIUI funcionando perfeitamente. Abaixo algumas telas retiradas do meu aparelho:

Um abraço pessoal, até a próxima!

Share

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *