Stefan Horochovec
Possuo 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções web. Nos últimos 10 anos tenho atuado como Arquiteto de Soluções auxiliando empresas a desenvolver projetos para nuvem com um grande foco em Java EE como tecnologia voltada ao backend, Angular e React voltada ao frontend e Flutter voltado ao desenvolvimento móvel. Com relação a plataformas na nuvem, atuo com projetos consumindo serviços da AWS, Azure, e GCP.

BlackBerry 10 — Um super lançamento

Olá pessoal!

Ontem (30/01) ocorreu o tão aguardado lançamento da nova plataforma da BlackBerry. Durante o lançamento a BlackBerry apresentou dois novos aparelhos, o Z10 e o Q10. Eu não vou dedicar esse post sobre o hardware de ambos, pois não tive acesso ainda a versão final, entretanto, desde o ano passado eu venho testando o sistema operacional através de protótipos que a BlackBerry me enviou, então neste post, irei postar alguns prints de algumas telas e minhas considerações.

Bom, primeiramente você precisa se adaptar com um device sem botões. Isso mesmo, o BlackBerry não possui botões como o Android ou o iOS. Alguns gestures novos acionam as opções que parecem não existir em um primeiro momento. Logo que você liga o aparelho pela primeira vez, aparece uma animação de como você deve proceder para iniciar o aparelho, algo bem simples e bem fácil de entender, mas de qualquer forma, logo que você inicia o aparelho já sente uma boa diferença com relação a outros smartphones que temos hoje no mercado.

Gostei muito de operar um device sem botões. Com um pouco de uso você percebe que realmente eles são desnecessários, o gesture para minimizar um aplicativo, ou entrar na tela principal do aparelho é bastante simples, basta subir o dedo a partir do rodapé do aparelho.

[nggallery id=2]

As configurações do aparelho são bem simples, um bom menu, com todas as opções bem dividas em grupos facilita bastante o trabalho. Um usuário “comum” (leia-se, uma pessoa não voltada ao desenvolvimento de soluções em informática), não terá dificuldade em configurar algo no aparelho.

[nggallery id=5]

Algo que me deixou bastante empolgado foi o discador. Simples e muito bonito, faz muito bem o seu serviço.

[nggallery id=6]

Nas próximas três imagens, irei mostrar um pouco sobre a UI dos aplicativos da BlackBerry. O aplicativo que eu usei para essa demonstração foi o BBM (uma espécie de instant messenger exclusivo da BlackBerry (meu id: stefan.horochovec@gmail.com)). A primeira tela, é a abertura do aplicativo, percebam no printscreen que existem dois botões com ícones e sem textos, na esquerda e na direita. Quando você seleciona qualquer um destes botões, uma barra na lateral (ao lado do qual você selecionou) se abre com novas opções para interagir com o aparelho. Isso reduz o número de botões em seu aplicativo, já que você pode contextualizar sua navegação e usar as laterais para mostrar as opções.

Confesso que nos primeiros aplicativos que eu abri, eu tive uma certa dificuldade em navegar, mas depois de 2 ou 3 tentativas, já ficou claro essa ideia. Estou vendo ela com bons olhos.

[nggallery id=7]

Por último, um printscreen do navegador disponível no BlackBerry com o resultado do teste executado no site html5test.com, e mais 4 imagens da BlackBerry App World, a loja de aplicativos da BlackBerry.

O resultado do teste fala pelo navegador, simplesmente incrível. Podemos adicionar que ele é muito rápido e bem responsivo aos gestures na hora de navegar.

Sobre a BlackBerry App World, eu não tive muito tempo para navegar, baixar e testar aplicativos que já estão disponíveis, portanto, não vou tecer nenhum comentário sobre o conteúdo já postado e disponível para a versão DevAlpha.

[nggallery id=8]

A BlackBerry vem com tudo, com certeza seu aparelho terá aceitação no mercado, assim como o Android teve quando o iOS reinava absoluto, e mais tarde tivemos um crescimento considerável da Microsoft com seu novo sistema operacional.

Tanto a Microsoft quanto a BlackBerry esperaram um tempo muito maior para lançar seus produtos nesse mercado, e o que se vê é que ambas possuem uma ideia de UI bem diferente do modelo Android/iOS, ou seja, conseguiram re-inventar aquilo que já estava a alguns anos no mercado e fizeram isso muito bem.

Eu gosto muito disso, isso tudo abre novas portas ao mercado, teremos novas ideias, novos clientes e novos desafios. Portanto, recebo de braços bem abertos as novidades que a BlackBerry nos traz com esse super lançamento, e espero que o mercado responda de forma positiva.

Isso tudo só fará bem ao ecossistema mobile.

Share

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *