Stefan Horochovec
Possuo 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções web. Nos últimos 10 anos tenho atuado como Arquiteto de Soluções auxiliando empresas a desenvolver projetos para nuvem com um grande foco em Java EE como tecnologia voltada ao backend, Angular e React voltada ao frontend e Flutter voltado ao desenvolvimento móvel. Com relação a plataformas na nuvem, atuo com projetos consumindo serviços da AWS, Azure, e GCP.

Conectando o Docker Beta com o Eclipse no OS X

De tempos em tempos na nossa profissão surgem tecnologias revolucionárias que nos fazem re-pensar a nossa forma de trabalho, e isso é ótimo!

No mundo de hoje, falamos em micro-services, containers, programação reativa, etc. O objetivo desde blog é tratar um pouco sobre esses assuntos que se tornam um buzz, mas ao mesmo tempo, que realmente fazem alguma diferença (geralmente boa) na vida dos usuários, e o Docker, felizmente está nessa lista.

Tenho trabalhado exaustivamente com o Docker nos últimos meses pois é uma tecnologia que eu particularmente vejo com bons olhos. Realmente estou convencido que o Docker veio para ficar e nos ajudar em diversas questões do desenvolvimento e entrega de software.

Mesmo o Docker sendo relativamente novo, minha história com ele é antiga. Desde seu surgimento eu acreditei na proposta e depois de muito teste e aprendizado, tenho colocado em produção alguns serviços que tem como base o desenvolvimento e sua entrega em cima das ferramentas disponíveis do Docker.

Participei do programa beta do HUB, e recebi o convite para participar do Beta do Docker for Mac and Windows.

Nessa versão, o Docker passa a rodar sem a necessidade do VirtualBox, substituindo ele pelo xhyve no OS X e o Hyper-V para Windows.

Devido a essas mudanças, para que você faça a conexão do Docker com seu eclipse, para manipulação de containers diretamente dentro da sua IDE, você deve seguir com a seguinte configuração:

Na aba, Docker Explorer, no Eclipse Mars 3.2, clique na opção para adicionar um novo servidor, e na tela de conexão, ao invés de selecionar a opção TCP Connection, opte pela opção: Unix Socket, com o seguinte Location: unix:///var/run/docker.sock, conforme imagem abaixo:

Docker

E após testar sua conexão, você poderá listar normalmente seus containers e imagens 😉

Docker
Share

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *