Stefan Horochovec
Possuo 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções web. Nos últimos 10 anos tenho atuado como Arquiteto de Soluções auxiliando empresas a desenvolver projetos para nuvem com um grande foco em Java EE como tecnologia voltada ao backend, Angular e React voltada ao frontend e Flutter voltado ao desenvolvimento móvel. Com relação a plataformas na nuvem, atuo com projetos consumindo serviços da AWS, Azure, e GCP.

Configurando um DataSource do PostgreSQL no WildFly

Olá pessoal,

Muita gente comentando neste meu post que estão perdendo a conexão do PostgreSQL sendo obrigados a fazer o deploy do driver do PostgreSQL novamente.

Realmente isso acontece em algumas situações aonde o plugin do JBoss Tools remove o driver que foi adicionado no AS. Para resolver essa situação o procedimento é criar um DataSource diretamente no AS via command line.

O objetivo deste post é demonstrar como efetuar este procedimento. Espero que possa ajudar a todos que estão com essa dificuldade ou nunca criaram um datasource manualmente.

Esse tutorial está escrito baseado no WildFly 8.1, PostgreSQL 9.3, mas não há variações entre as versões do Wildfly.

Primeiramente, certifique-se de ter efetuado o download do driver JDBC do PostgreSQL através deste link. Após ter efetuado o download, salve ele em um lugar de fácil acesso (No meu caso, no diretório /tmp).

Depois de efetuar o download, abra seu terminal favorito em seu sistema operacional, e dirija-se ao diretório bin/ do seu AS.

Com seu servidor de aplicação iniciado, iremos entrar no jboss-cli (Command Line Interface). Para isso, execute o arquivo jboss-cli.bat se seu sistema operacional for Windows, ou caso esteja em um Linux/FreeBSD ou MacOS utilize o jboss-cli.sh.

Após executar o jboss-cli, ele irá pedir para que você se conecte ao servidor, para isso, basta digitar: connect, conforme imagem abaixo:

Após essa etapa, iremos adicionar o módulo chamado org.postgres apontando qual driver será utilizado, conforme imagem abaixo:

Comando:

module add --name=org.postgres --resources=/tmp/postgresql-9.3-1102.jdbc41.jar --dependencies=javax.api,javax.transaction.api

Na próxima etapa, iremos instalar o driver JDBC no AS:

04

Comando:

/subsystem=datasources/jdbc-driver=postgres:add(driver-name="postgres",driver-module-name="org.postgres",driver-class-name=org.postgresql.Driver)

Após efetuarmos essas etapas, podemos iniciar a configuração do Datasource via Painel de controle no Wildfly:

Passo 1: Definição do nome e do JNDI:

05

Passo 2: Seleção do driver:

09

Passo 3: Configuração da Conexão:

06

Passo 4: Teste da conexão:

07

Passo 5: Habilitar a conexão:

08

Pronto, você já pode utilizar o datasource configurado, sem medo de perder o driver JDBC instalado em seu Application Server.

Um abraço pessoal!

Share

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *