Stefan Horochovec
Possuo 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções web. Nos últimos 10 anos tenho atuado como Arquiteto de Soluções auxiliando empresas a desenvolver projetos para nuvem com um grande foco em Java EE como tecnologia voltada ao backend, Angular e React voltada ao frontend e Flutter voltado ao desenvolvimento móvel. Com relação a plataformas na nuvem, atuo com projetos consumindo serviços da AWS, Azure, e GCP.

Enterprise Social Network — eXo Platform

Olá pessoal,

Grandes empresas necessitam trocar informações, compartilhar experiências, discutir produtos, etc, mas imaginar o uso do e-mail para tudo isso é loucura.

Recentemente efetuei uma pesquisa para uma ferramenta colaborativa que pudesse nos auxiliar na Gestão de Informações técnicas para produtos e equipes, e tive a sorte de descobrir a eXo Platform.

Alguns devem estar pensando o motivo de eu estar escrevendo sobre isso, mas resolvi postar sobre a eXo devido a um burburinho que venho acompanhando nos últimos dias: “O Facebook está lançando um produto para fazer parte do mundo corporativo”.

Não pensem que eu tenho algo contra o Facebook, pelo contrário, adoro manter contato com pessoas que estão distantes, acompanhar seu dia-a-dia com seus posts, etc.

Enfim, a eXo é uma plataforma Open Source atuando no mercado desde 2003, tendo como seu primeiro cliente o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (uma baita responsabilidade heim!).

O objetivo da ferramenta é a colaboração de informações baseadas em “Espaços” (que podemos fazer uma comparação rápida a grupos no Facebook ou comunidades no Orkut), e dentro desses espaços os membros possuem acesso a serviços como:

  • Fluxo de Atividades
  • Fórum
  • Wikis
  • Gestão de Documentos
  • Agenda
  • FAQs
  • Perguntas e Respostas

Outro fator bem interessante da ferramenta, é o conceito de timeline, semelhante a qualquer rede social. Você pode efetuar posts, marcar amigos, compartilhar links, etc.

Eu gosto muito do conceito de “Espaços”, pois posso ter Wikis, Fóruns, Repositório de Documentos e FAQs organizado por um assunto especifico, e o melhor, o “Espaço” pode ou não ser público, ou seja, um Sandbox muito bem vindo em alguns casos.

Existem inúmeros plugins para a ferramenta em seu portal, não vou entrar em detalhes pois o objetivo era compartilhar a existência da ferramenta, e para os mais desavisados, mostrar que o assunto Enterprise Social Network (#ESN) já é discutido a mais de uma década!

Você pode utilizar a eXo via SaaS, On-Premise e também utilizar a versão Community Edition. Também é possível efetuar a integração de autenticação via LDAP, o que é muito importante em caso de uma implantação interna 😉

A dica que fica é: sua empresa precisa de uma Intranet poderosa? Vale a pena conhecer a eXo Platform.

Share

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *