Stefan Horochovec
Possuo 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções web. Nos últimos 10 anos tenho atuado como Arquiteto de Soluções auxiliando empresas a desenvolver projetos para nuvem com um grande foco em Java EE como tecnologia voltada ao backend, Angular e React voltada ao frontend e Flutter voltado ao desenvolvimento móvel. Com relação a plataformas na nuvem, atuo com projetos consumindo serviços da AWS, Azure, e GCP.

Flash Player para Mobile é descontinuado, e agora?

Olá pessoal,

Que semana bombástica para os desenvolvedores que utilizam a plataforma Flash! Muitas notícias foram dadas e a maior parte desagradou a comunidade. Resultado, muita reclamação no twitter, blogs, gtalk, msn e skype.

Mas eu acho isso muito normal, já que a comunidade Flash é uma das mais passionais que eu já conheci. São vários os motivos que levam essa paixão pela tecnologia, vão muito além do prazer de programar, de apenas desenvolver um produto, mas isso é assunto para um outro post, neste, meu objetivo é falar com você sobre o que muda realmente na prática essa decisão da Adobe.

Para isso, eu gravei um screencast, mostrando um pequeno exemplo de aplicativo que roda em navegador, tentei visualizar o mesmo aplicativo através de um celular (vocês verão qual foi minha experiência) e por fim, instalei uma aplicação que está disponível no Android Market para que eu pudesse ver o mesmo projeto, mas de forma específica para aplicativos móveis.

O projeto é extremamente simples, mas todo o “core” é o mesmo para ambos os projetos, Mobile e Web. Existe um backend em Java, que também estou disponibilizando para download. Os projetos estão no final do post, se você não entende nada de SVN, GIT, CVS, etc, fique tranquilo, basta clicar no projeto, efetuar o download e importar em seu eclipse e/ou Flash Builder.

Assista o vídeo sobre o desenvolvimento do aplicativo e a experiência de utilizá-lo através de um navegador:

Aplicativos:

Acesso:

  • Usuário: admin
  • Senha: senha

Download dos fontes:

Share

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *