Olá pessoal, como vão todos?
Pois bem, fiquei um tempo fora do blog devido a uma série de compromissos na empresa aonde trabalho e de compromissos de ordem pessoal também, um deles foi o FlexMania 2010.
Durante os dias 8, 9 e 10 de julho tivemos o prazer de acompanhar o FlexMania 2010, organizado pelo Igor Costa, de forma gratuita através da excelente ferramenta da Adobe, o Adobe Connect.
O FlexMania é um evento gratuito, idealizado e organizado por Igor Costa — Adobe Community Professional. Tive o enorme prazer em palestrar no FlexMania 2009 (clique aqui para assistir a gravação da minha palestra sobre “Flex, Java e BlazeDS — Integração com alta produtividade e desempenho”) e confesso que fiquei muito feliz e muito empolgado com o convite para o evento em 2010.
Foram dois meses de muita ansiedade. Para quem não sabe como funciona o processo do convite ao evento, os palestrantes recebem os convites, entretanto não sabem quais serão seus companheiros de “palco”, dessa forma, cria-se um grande mistério entre todos. Após um certo tempo, somos apresentados uns aos outros e logo em seguida o site do evento é publicado.
Esse ano recebi (e todos os outros palestrantes) da PowerFlasher uma licença do seu editor, o FDT. E não só nós, diversas licenças foram sorteadas durante o evento além de todos os outros produtos, em uma soma de mais de R$ 30.000,00 em prêmios. É muita coisa quando falamos de um evento on-line que você não paga absolutamente nada para participar.
A grande sensação do evento foi as reações do twitter a cada palestra, principalmente pela galera do #soudev. Imagino que muitos novos colegas da madrugada irão surgir com posts #soudev depois do FlexMania.
Esse ano eu abordei um assunto que a cada dia ganha mais espaço no mundo da TI e agora os grandes data centers do país começaram a disponibilizar esse serviço, o Cloud Computing.
Minha abordagem teve inicio sobre os tipos de cloud-computing, vantagens e suas desvantagens (nem tudo é um mar de rosas). Em seguida, entrei no assunto do Google App Engine, o serviço do Google gratuito (até um certo ponto) para cloud computing, contanto com recursos de Java e armazenamento de dados.
Mostrei suas vantagens, formas de utilização, plugins e ferramentas disponíveis e finalmente entrei no assunto Adobe Flex, demonstrando o que deve ser alterado nas configurações padrões do Adobe Flex com Java para que possamos utilizar o BlazeDS dentro da estrutura do Google.
Conforme prometido ao final da palestra, estou disponibilizando para download os projetos (Java e Flex) e os slides utilizados na apresentação.
Slides:
View more presentations from Stefan Horochovec.
Projeto Java: clique aqui para download
Projeto AIR: clique aqui para download
Agradecimentos:
- Igor Costa — Adobe Community Professional pelo convite e por todo suporte antes e durante o evento;
- IDS — Software e Consultoria LTDA por permitir minha participação;
- Patrocinadores:
- Adobe System
- RIACycle (pela camiseta e pelo boné)
- PowerFlasher (em especial pela licença do FDT cedida cordialmente a todos os palestrantes do evento)
- Mundo Livre Tecnologia
- Oreilly
- ElementRiver
Espero ter contruído e despertado o interesse dos desenvolvedores a conhecer um pouco mais sobre a estrutura do Google App Engine integrando Flex e Java nessa estrutura incrível que o Google dispõe para nós.
Um forte abraço ao Igor Costa, a todos os palestrantes e patrocinadores e a todos que participaram do evento.
Agora é esperar pelo FlexMania 2011. Mas antes ainda temos pela frente a BRConferente, organizada pelo Pedro Claudio — Adobe Community Professional, e também o Flash Camp Brasil, organizado pelo Demian Borba — Adobe Community Professional.
Como é bom ver a quantia de eventos que estão surgindo no Brasil.
Comentários