Stefan Horochovec
Possuo 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções web. Nos últimos 10 anos tenho atuado como Arquiteto de Soluções auxiliando empresas a desenvolver projetos para nuvem com um grande foco em Java EE como tecnologia voltada ao backend, Angular e React voltada ao frontend e Flutter voltado ao desenvolvimento móvel. Com relação a plataformas na nuvem, atuo com projetos consumindo serviços da AWS, Azure, e GCP.

Instalando AIR 2.0 no seu Flash Builder

Olá pessoal, Primeiramente quero desejar um Feliz 2010 a todos os leitores do blog!

Esse ano promete, teremos o lançamento no novo Flash Builder 4 com o Flex SDK 4.0, AIR 2.0 e Flash Catalyst, além das novas versões dos softwares da Adobe para a versão CS5, a qual venho testando a alguns meses e tenho me surpreendido bastante, principalmente com o Flash CS5, agora com recursos para desenvolvimento para Iphone, mas este será um assunto específico para outro post, nesse artigo, iremos tratar apenas da instalação do AIR 2.0 dentro do Flash Builder 4.

O primeiro passo é fazer o download da nova versão do AIR 2.0 disponível no Adobe Labs. Para fazer o download clique aqui. No meu caso, eu fiz o download e salvei o arquivo AIR20_win_sdk_010710.zip dentro da pasta sdks da instalação do meu Flash Builder.

AIR SKD Download

Feito o download, você deve duplicar a pasta 4.0.0 que contem a nova versão do SDK do Flex, e após isso adicionar o conteúdo do SDK da nova versão do AIR para dentro da nova pasta que você acabou de duplicar. No meu caso, antes de copiar os arquivos do SDK do AIR eu alterei o nome da pasta para “4.0.0 + AIR 2.0.0 Beta” e depois copiei todos os arquivos do novo SDK do AIR para dentro da nova pasta. Confirmei que todos os arquivos que já existiam com o mesmo nome deveriam ser sobre-escritos.

Fusão de pastas = Flex SDK + AIR SDK

Ok, feito isso, podemos abrir o Flash Builder e fazer a configuração do SDK para utilização.

Ao abrir o Flash Builder, vá ao menu: Window -> Preferences. Nesta janela, iremos adicionar um novo SDK para o Flash Builder, conforme a imagem abaixo:

3

Após clicar em “Add”, seguimos com a configuração abaixo. Perceba que eu adicionei ao “Flex SDK Location” o caminho do SDK copiado do 4.0.0 e com a adição do SDK no AIR 2.0.0.

4

E como resultado final:

5

Agora iremos criar um novo projeto, conforme as configurações da tela abaixo. Atente para a opção aonde eu digo que quero usar uma versão específica do SDK e marco o SDK “4.0.0 + AIR 2.0.0Beta”.

6

Clicando em “Finish”, uma vez que não será necessário mais nenhuma configuração, nosso projeto está apto a trabalhar com a versão 2.0 do AIR SDK.

Dentro do arquivo, Main-app.xml na segunda linha, podemos ver a indicação da versão do SDK no arquivo de configuração para compilação do projeto.

Outro teste comum que você poderá encontrar em outros tutoriais com o mesmo objetivo que este é a instância de um objeto do tipo NativeProcess, que é uma classe específica desta versão do AIR, disponível no pacote: flash.desktop.. Você poderá fazer o teste da seguinte forma:
xmlns:s="library://ns.adobe.com/flex/spark" 
xmlns:mx="library://ns.adobe.com/flex/mx">






private var nativeProcess : NativeProcess;

]]>
Bom pessoal, espero ter ajudado a quem quer testar e ainda tinha dúvidas de como proceder a instalação do AIR 2.0 dentro do Flash Builder 4.
Um abraço e até a próxima!
Share

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *